Quais doenças a vacina VIP previne?
Índice

Quais doenças a vacina VIP previne?
As vacinas VIP/VOP ajudam a proteger contra a poliomielite, uma doença causada por um vírus que pode afetar o sistema nervoso.
O que é a vacina VIP?
Vacina Inativada Poliomielite (VIP) – Por ser inativada, não tem como causar a doença. É uma vacina trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3.
O que a vacina contra a pólio previne?
A vacina contra a poliomielite, também conhecida como VIP ou VOP, é uma vacina que protege a criança de 3 tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, em que pode haver comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.
Quais doenças virais possuem vacina?
Entre as doenças virais que podem ser prevenidas por meio de vacinas, estão em destaque: poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, hepatite B, febre amarela e gripe.
Onde é aplicada a vacina VIP?
O local de aplicação preferencial para injeção intramuscular em bebês é o músculo vasto-lateral da coxa direita ou região ventroglútea e para crianças maiores, o músculo deltóide.
Qual o volume da vacina VIP?
O volume correspondente a uma dose é 0,5ml. Esquema sequencial: A vacina VIP será aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade, no primeiro reforço (aos 15 meses) e no segundo reforço (entre 4 e 6 anos de idade) será utilizada a vacina VOPb.
Qual a reação da vacina VIP?
VIP- Pode ocorrer eritema (vermelhidão), endurecimento e dor no local da aplicação; febre moderada raramente.
Como é conhecida a vacina de poliomielite?
Vacina contra poliomielite VOP (Gotinha) Vacina oral poliomielite é administrada nos primeiros anos de vida e que também faz parte da caderneta de vacina.
Qual a vacina de poliomielite?
a) vacina poliomielite 1, 2, 3 (atenuada) (VOP) é apresentada sob a forma líquida em frasco multidose, sendo apresentada, geralmente, em bisnaga conta-gotas de plástico; e, b) vacina de poliomielite VIP (aos 2 e 4 meses) e uma dose da VOP (aos 6 meses), com intervalo de 60 dias entre as doses e mínimo de 30 dias.