Qual o objetivo da utilização de uréia na alimentação de ruminantes?
Índice
- Qual o objetivo da utilização de uréia na alimentação de ruminantes?
- Quais os cuidados que devem ser tomados com o fornecimento de uréia na alimentação dos ruminantes é porque é necessário adicionar uma fonte de enxofre a ureia?
- Como podemos fazer para calcular a quantidade de equivalente proteico da ureia?
- Quais os cuidados que devem ser tomados com o fornecimento de uréia na alimentação dos ruminantes?
- O que é alimentação de ruminantes?
- Como a uréia deve ser administrada aos animais?
- Como saber a quantidade de uréia na ração?
- Qual a quantidade de ureia por animal?
- Qual o uso da uréia na dieta de bovinos?
- Como usar a uréia para reduzir os custos da alimentação?
- Qual o nível de fornecimento da uréia?
- Por que a ureia pode ser utilizada como fator de economia?

Qual o objetivo da utilização de uréia na alimentação de ruminantes?
Portanto, a uréia pode ser incluída na dieta dos ruminantes, com as finalidades principais de substituir o nitrogênio da proteína verdadeira, visando a redução no custo da ração, ou com o objetivo de elevar o teor de nitrogênio dos volumosos de baixa qualidade, aumentando o seu consumo e aproveitamento.
Quais os cuidados que devem ser tomados com o fornecimento de uréia na alimentação dos ruminantes é porque é necessário adicionar uma fonte de enxofre a ureia?
- Introduza a ureia gradativamente, permitindo a adaptação dos microrganismos a doses crescentes de ureia. ...
- Após o período de adaptação, limite o fornecimento de ureia ao máximo de 30 g/100 kg de peso do animal/dia. ...
- Evite que o animal ingira a ureia em uma única dose diária.
Como podemos fazer para calcular a quantidade de equivalente proteico da ureia?
Para determinar o teor de uréia em um produto comercial, utiliza-se o valor de equivalente protéico de NNP (nitrogênio não protéico) por 280, ex.: o rótulo de um produto com 40% de PB diz que o equivalente protéico em nitrogênio não protéico (NNP) é de 20%, então o percentual de uréia na mistura é de 7,0% (20/280*100).
Quais os cuidados que devem ser tomados com o fornecimento de uréia na alimentação dos ruminantes?
- A ureia deve ser misturada de forma homogênea aos alimentos, a fim de se obter uma ingestão regular deste alimento;
- Deve ser fornecida misturada ao alimento diariamente, sem interrupções, pois deverá haver um novo período de readaptação;
- Devem-se manter os cochos cobertos e com furos para dreno de água;
O que é alimentação de ruminantes?
Desta dieta, os bovinos utilizam nutrientes para mantença, crescimento, reprodução e produção, quer seja na forma de leite ou carne. ... Como ruminante, a vaca de leite é capaz de transformar alimentos não essenciais aos não ruminantes (forragens e forrageiras), em produtos de valor econômico.
Como a uréia deve ser administrada aos animais?
Se os animais forem muito pesados, a quantidade diária de uréia não deve exceder o limite de 200 gramas/animal. ... Apenas introduza a uréia quando o consumo voluntário do volumoso tornar-se estável no lote de animais. 5) A uréia também pode ser fornecida misturada ao concentrado ou junto ao sal mineral.
Como saber a quantidade de uréia na ração?
Para determinar o teor de uréia em um produto comercial, utilza-se o valor de equivalente protéico de NNP (nitrogênio não protéico) por 280 ex.: o rotulo de um produto com 40% de PB diz que o equivalente protéico em NNP é de 20%, então percentual de uréia na mistura é de 7,0% (20/280*100).
Qual a quantidade de ureia por animal?
Por exemplo, se você está fornecendo uréia para novilhos de 300 kg de peso, então a quantidade máxima diária de uréia é de 120 gramas/animal (/100 kg). Se os animais forem muito pesados, a quantidade diária de uréia não deve exceder os 200 gramas/animal.
Qual o uso da uréia na dieta de bovinos?
- O uso da uréia, sendo denominado como nitrogênio não protéico (NNP) tem sido utilizado em larga escala na dieta de bovinos tendo como finalidade redução de custos, muitas vezes sem afetar a produtividade e saúde dos animais (Figura 1). Figura 1 – Bovinos alimentados com uso de uréia como parte da dieta.
Como usar a uréia para reduzir os custos da alimentação?
- Com o objetivo de reduzir os custos da alimentação, a uréia tem sido muito utilizada como fonte de nitrogênio não protéico (NNP) em substituição a outras fontes de proteína verdadeira, como farelo de algodão, farelo de soja, levedura seca, caroço de algodão, etc.
Qual o nível de fornecimento da uréia?
- Para tanto, deve ser considerado o nível e forma e, principalmente, o nível de fornecimento da uréia, devendo o aumento ocorrer de maneira gradual. A literatura salienta que o fornecimento seja de apenas 1/3 da quantidade total durante a primeira semana com aumento proporcional até a quantidade final.
Por que a ureia pode ser utilizada como fator de economia?
- Nessa condição, o fornecimento de ureia visa suprir uma deficiência protéica da dieta, resultando em uma melhor eficiência no desempenho dos animais. Já em sistemas de produção intensiva, em que as necessidades nutricionais (especialmente em proteína), são plenamente atendidas, a ureia pode ser utilizada como fator de economia.