adplus-dvertising

Qual a função do contator no comando elétrico?

Índice

Qual a função do contator no comando elétrico?

Qual a função do contator no comando elétrico?

O Contator é um dispositivo industrial bastante utilizado em motores elétricos e eletromecânicos com duas funções primordiais: acionamento ou proteção. Ele permite a comutação de correntes elevadas que podem ser acionadas por botões ou controles remotos.

Como é o funcionamento do contator?

O contator é um dispositivo eletromecânico (assim como um relé) que permite o acionamento de cargas a partir da polarização de uma bobina. Dessa forma, é possível realizar o acionamento de cargas trifásicas a partir de um acionamento monofásico, realizando a comutação de sinais completamente isolados entre si.

Como funciona o contator elétrico?

Segundo o Instituto Newton C. Braga, o Contator “é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento semelhante ao de um relé. Uma bobina, operada por uma baixa tensão contínua ou alternada, move um conjunto de contactos mecânicos que têm as características exigidas para o controle de correntes intensas”.

Como funciona mini contator?

Um mini contator possui uma lâmina metálica e condutora que realiza a conexão dos contatos. Essa lâmina é fixada parte móvel do contator e, ao energizar o mini contator, os contatos encostam nela, fazendo com que ela passe a corrente para os contatos de saída, quando os contatos são NA.

Para que serve o A1 e A2 de uma Contatora?

A1 e A2 é a alimentação da bobina de seu contator. L1, L2, L3, são os contatos de potência do seu contator. Contatos com final 1 e 2 são contatos auxiliares fechados. Contatos com final 3 e 4 são contatos auxiliares abertos.

Qual a função do contator no ar condicionado?

A Chave Contatora é um dispositivo eletromecânico que permite efetuar o controle de cargas num circuito de potência, através de um circuito de comando.

O que um contator elétrico faz?

O contator é um importante dispositivo utilizado para controlar cargas em um circuito de potência. São utilizados em larga escala nas aplicações industriais e prediais, possibilitando realizar partida direta em motores trifásicos e podem ser arranjados para constituir também as indiretas.

Para que serve o contator de potência?

Contactor ou contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. ... Os contatos de potência, geralmente são apresentados em grupos de 3, devido ao seu emprego comum no comando de motores elétricos do tipo trifásico.

Porque o contator desarma?

Esse problema ocorre devido à queda de tensão na partida do motor, ocasionada pela elevada corrente de partida, que pode chegar a ser 10x a corrente nominal, dependendo do motor. ... Isso evita que os picos de corrente e a queda de tensão provocados pela partida do motor danifiquem o contator.

O que é A1 e A2 no contator?

No lado oposto do contator encontraremos o borne A1. São utilizados para a alimentação da bobina eletromagnética. ... A tensão de alimentação da bobina pode ser verificada na plaqueta azul (220 V), ao lado de A2. Existem contatores com outras tensões de alimentação da bobina.

Como se deparar com o contator elétrico?

  • O simples fato de se deparar com este dispositivo em um painel elétrico, normalmente, traz na mente do profissional da área elétrica a ideia da existência de um motor elétrico trifásico. Na grande maioria das vezes, o contator é utilizado para o acionamento de motores elétricos, no entanto, esta não é a única aplicação deste dispositivo.

Quais são os contatores elétricos?

  • Para quem não conhece, os contatores são componentes elétricos que possuem um conjunto de contatos que são acionados por um eletroímã.

Como ocorre o funcionamento do contator?

  • O funcionamento do contator ocorre na seguinte sequência: os contatos metálicos da chave magnética encontram-se em uma posição inicial de repouso. No momento em que a bobina é energizada, é gerado um campo eletromagnético no seu entorno, o que atrai os contatos.

Como o contator pode ser utilizado em motores elétricos?

  • Contatores permitem, por exemplo, realizar partida direta em motores trifásicos, e permitem ser arranjados de para constituir uma partida indireta. Apesar de amplamente utilizado para o acionamento de motores elétricos, o contator pode ser usado em diversas outras aplicações.

Postagens relacionadas: