adplus-dvertising

Como retornar ao Simples Nacional em 2021?

Índice

Como retornar ao Simples Nacional em 2021?

Como retornar ao Simples Nacional em 2021?

Se você quer saber se a sua empresa pode aderir ao Simples Nacional em 2021, verifique seu faturamento e considere que a micro empresa possui um faturamento de no máximo R$ 360 mil e a empresa de pequeno porte, por sua vez, pode faturar anualmente até R$ 4,8 milhões de faturamento.

O que fazer quando a empresa e desenquadrada do Simples?

Se houver alguma dívida, a empresa que já está no Simples Nacional pode ser excluída também. O mais indicado é procurar o parcelamento dos débitos para pode fazer a solicitação de enquadramento no regime.

Qual o prazo para opção do Simples Nacional 2021?

Para empresas com data de abertura no CNPJ a partir de 01/01/2021, o prazo passará para 30 dias contados do último deferimento de inscrição, desde que não tenham decorridos 60 dias da inscrição do CNPJ. Se deferida, a opção produz efeitos a partir da data da abertura do CNPJ.

Como solicitar retorno ao Simples Nacional?

Supondo que a empresa, de fato, foi vítima de algum equívoco ou tem como comprovar que atende sim ao que a lei do Simples Nacional exige, ela deve apresentar um documento em sua defesa, exigindo o seu retorno a esse tipo de enquadramento tributário. Essa solicitação pode demorar de algumas semanas a alguns meses.

O que acontece quando uma empresa é excluída do Simples?

A exclusão do Simples Nacional não ocorre de forma imediata, então, saiba que a Receita Federal verifica constantemente se todas as regras do regime estão sendo cumpridas. Assim, caso seja encontrada alguma irregularidade, a empresa é informada para fazer a regularização e continuar nesse regime.

Como funciona a exclusão do Simples Nacional?

A exclusão do Simples Nacional acontece quando uma empresa deixa de cumprir alguma das exigências para se manter nesse regime tributário. Por exemplo, ter como sócio uma pessoa jurídica é um critério passível dessa exclusão, assim como exercer uma atividade econômica que não seja permitida.

Será que você vai voltar ao Simples Nacional em 2020?

  • Precisamos esclarecer que o planejamento tributário é anual, uma vez que você optava pelo Simples Nacional em 2019 e agora em 2020 você optou pelo pelo regime tributário do Lucro Presumido, não tem como voltar atrás agora em 2020 . Você só vai poder voltar ao Simples Nacional no ano 2021. Por isso você tem que tomar muito cuidado com essa decisão.

Como voltar ao Simples Nacional?

  • Simples Nacional: como voltar? Janeiro é o mês decisivo para pequenas empresas que querem continuar no regime do Simples Nacional. É até o dia 31 que se decide se a empresa pode voltar ou entrar para o Simples Nacional. No caso de quem já fez parte e por algum motivo foi excluído, é este o prazo definitivo para se resolver qualquer pendência.

Quando é possível fazer nova opção do Simples Nacional?

  • Após esse prazo, a opção somente será possível no mês de janeiro do próximo ano, seguindo o calendário estabelecido pelo regime. Por sua vez, as empresas que já são optantes pelo Simples Nacional não precisam fazer nova opção neste ano, uma vez que já se encontram regidas pela respectiva tributação.

Como optar pelo Simples Nacional?

  • Durante o período de opção, o contribuinte pode ainda regularizar as pendências que o impedem de optar pelo Simples Nacional. Uma das opções é aderir ao parcelamento de débitos que pode ser solicitado através do Portal do Simples Nacional ou por meio do Portal e-CAC da Receita Federal.

Postagens relacionadas: