adplus-dvertising

Como determinar o KC de uma cultura?

Índice

Como determinar o KC de uma cultura?

Como determinar o KC de uma cultura?

Esse coeficiente de ajuste é determinado pela relação: Kc = (ETc /ETo) (1) Os valores de Kc variam com a cultura e com seu estádio de desenvolvimento, sendo apresentado em tabelas por Doorenbos e Pruitt (1977) e descrito para diferentes culturas por Doorenbos e Kassam (1994).

O QUE É O kc de uma cultura?

O coeficiente de cultura (Kc) associado a evapotranspiração de referência (ETo) estima a evapotranspiração da cultura. Esses dados são de extrema importância para um bom manejo de irrigação melhorando aspectos, como o consumo de água e a produtividade do alho.

O que é KC na irrigação?

em que Kc é o coeficiente da cultura e ETo é a evapotranspiração de referência (mm/dia). A ETo representa o consumo hídrico de referência para a região, sendo utilizado para o cálculo da necessidade de água de todas as culturas. O valor de Kc varia conforme a cultura e com o seu período de desenvolvimento.

O que é evapotranspiração da cultura?

1 – Evapotranspiração potencial (ETp) ou de referência (ETo) É determinada como a quantidade de água transferida para a atmosfera, por evaporação e transpiração, em condições do solo sem restrição hídrica, e com uma cultura rasteira em pleno desenvolvimento.

Como é calculada a evapotranspiração?

Pode-se medir a evapotranspiração através de lisímetros ou estimá-la através de equações. O solo armazena a água que chega através das chuvas. Esta água tem duas maneiras de retornar à atmosfera. Uma é a evaporação direto do solo, a outra é através das plantas.

O que é o KC Ele é função de quê?

Kc é a sigla que representa a constante de equilíbrio em termos de concentração de uma determinada reação química. Ela é utilizada sempre que nos referimos ao estabelecimento ou não de equilíbrio em uma reação química.

O QUE É O kc?

Kc é a sigla que representa a constante de equilíbrio em termos de concentração de uma determinada reação química. Ela é utilizada sempre que nos referimos ao estabelecimento ou não de equilíbrio em uma reação química.

Como é a interpretação do KC?

  • A interpretação do Kc é muito simples, pois, quando: Kc = 1, o sistema reacional está em equilíbrio; Kc > 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação direta está predominando; Kc < 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação inversa está predominando.

Qual é o coeficiente da cultura?

  • ETm = Kc (ETo) O valor de Kc, coeficiente da cultura é muito importante, pois exprime a porcentagem de (ETo) que é realmente utilizada pela cultura. Deve-se considerar que na relação acima, a reposição em água no solo é feita somente para atender à demanda da cultura, mas não para repor o armazenamento até o seu valor máximo (Capacidade de Campo).

Qual o coeficiente de KC?

  • Na expressão de Kc, nunca utilizamos participantes sólidos ou a água no estado líquido, pois eles são itens constantes na reação. No equilíbrio acima, o produto é o NH 3, que apresenta coeficiente 2, e os reagentes são o H 2 e o N 2, que apresentam, respectivamente, os coeficientes 3 e 1.

Como fazer o cálculo do KC?

  • Para tal, é sempre necessário realizar um cálculo do Kc, que utiliza as concentrações em quantidade de matéria dos participantes da reação. A interpretação do Kc é muito simples, pois, quando: Kc = 1, o sistema reacional está em equilíbrio; Kc > 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação direta está predominando;

Postagens relacionadas: