Quais os casos em que o nome pode ser alterado?
Índice
- Quais os casos em que o nome pode ser alterado?
- Como retirar o sobrenome materno?
- É possível renunciar o direito ao nome?
- Como mudar o nome no CPF depois do divórcio?
- Como mudar o nome que traz constrangimento?
- Quais as hipóteses de alteração de nome empresarial?
- Como é possível o restabelecimento do nome da solteira?
- Por que a mulher volta a usar o nome de solteira?
- Como manter a sua redação organizada?
- Como fazer uma boa redação?
Quais os casos em que o nome pode ser alterado?
Independentemente de justificação, poderá o interessado alterar seu nome, desde que não prejudique o sobrenome e a terceiros, na fluência do primeiro ano após a maioridade civil (dos 18 anos aos 19 anos), de acordo com o artigo 56 da Lei de Registros Publicos, que dispõe: “Art.
Como retirar o sobrenome materno?
O nome civil, conforme as regras dos artigos 56 e 57 da Lei de Registros Publicos, pode ser alterado no primeiro ano após atingida a maioridade, desde que não prejudique os apelidos de família, ou, ultrapassado esse prazo, por justo motivo, mediante apreciação judicial e após ouvido o Ministério Público.
É possível renunciar o direito ao nome?
Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome. Art. 1.578. ... § 1o O cônjuge inocente na ação de separação judicial poderá renunciar, a qualquer momento, ao direito de usar o sobrenome do outro.
Como mudar o nome no CPF depois do divórcio?
Para isto, procure uma agência dos correios ou um dos bancos federais como por exemplo a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil para requerer a alteração do CPF após o divórcio. Além do mais, esse serviço de mudança de CPF depois do divórcio está disponível para fazer online.
Como mudar o nome que traz constrangimento?
O portador de um nome com potencial para lhe causar constrangimento tem o direito de solicitar a alteração de seu Registro Civil. A lei dos Registros Públicos, quando de sua edição no ano de 1973, previu expressamente esta possibilidade, mas exigia a intervenção do Poder Judiciário.
Quais as hipóteses de alteração de nome empresarial?
A regra (derivada da Lei Complementar 123/2006) pode gerar necessidade de alteração do nome social em caso de desenquadramento da condição de microempresa ou empresa de pequeno porte. Se a sociedade se desenquadrar, e não houver referência à atividade no nome social, este deverá ser alterado para incluí-la.
Como é possível o restabelecimento do nome da solteira?
- Em assim sendo, não é possível o restabelecimento do nome de solteira da viúva através de procedimento administrativo (direto em cartório), será necessário contar com o auxílio de um advogado, que seguirá os trâmites descritos na Lei de Registros Publicos.
Por que a mulher volta a usar o nome de solteira?
- Art. 17 - Vencida na ação de separação judicial (art. 5º "caput"), voltará a mulher a usar o nome de solteira. Art. 18 - Vencedora na ação de separação judicial (art. 5º "caput"), poderá a mulher renunciar, a qualquer momento, o direito de usar o nome do marido.
Como manter a sua redação organizada?
- Deixe a sua redação organizada com estas dicas: Alinhamento: justificado. Dica valiosa: é recomendo usar a mesma formatação na sua carta de apresentação e no seu formato de currículo, para manter uma uniformidade visual entre os documento.
Como fazer uma boa redação?
- Como fazer uma boa redação (passo a passo) Daniela Diana. Professora licenciada em Letras. Para fazer uma boa redação o mais importante é que você elimine a ideia de que escrever é muito complicado. Escrever um texto, nada mais é do que você pensar sobre um tema e organizar suas ideias a respeito disso.