adplus-dvertising

Como usar um MOSFET?

Índice

Como usar um MOSFET?

Como usar um MOSFET?

Conforme discutido no artigo intitulado “Transistor MOSFET de Potência”, esse tipo de transistor é comandado por tensão, ou seja, para acionarmos um MOSFET precisamos aplicar uma tensão positiva maior ou menor que a tensão de threshold entre os terminais gate e source.

Qual é a função do transistor MOSFET?

Na prática, a tecnologia MOSFET é utilizada para amplificar o sinal enviado pela unidade principal para alimentar os alto-falantes de equipamentos eletrônicos, resultando em maior potência do som produzido.

Como saber qual MOSFET usar?

Comecemos olhando o principal parâmetro de identificação de um MOSFET que é a tensão dreno-supridouro (VDSS – Drain-to-Source Voltage) que aparece logo na primeira linha da tabela e que nos informa qual é a maior tensão que o MOSFET pode suportar com o gate curto circuitado para o supridouro (VGS=0).

Como funciona um MOSFET canal P?

Os MOSFETs de canal P também são dispositivos que tem uma estrutura no modo de enriquecimento , com símbolo mostrado na figura 1. Uma tensão entre a comporta (gate) e a fonte (source) leva o dispositivo a conduzir a corrente entre a fonte (source) e o dreno (drain).

Qual a vantagem do IGBT frente ao MOSFET de potência?

Conforme podemos ver pelas curvas, o IGBT leva vantagens em relação ao FET nas baixas frequências até uns 30 kHz, enquanto que o MOSFET leva vantagens acima de uns 60 kHz, principalmente quando passamos dos 100 kHz. Neste intervalo, fica difícil decidir sobre qual deve ser usado pois as características estão próximas.

Qual a principal vantagem dos MOSFETs?

Um MOSFET, comparado com outros dispositivos semicondutores de potência (IGBT, Tiristor...), tem como vantagens a alta velocidade de comutação e boa eficiência em baixa voltagem. Compartilha com o IGBT uma ponte isolada que torna mais fácil sua condução.

Como saber se um Mosfet está em curto?

Se o transistor estiver com Drain e Source em curto, o multímetro acusará uma tensão muito baixa, perto de 0V. Se o multímetro acusar Drain e Source em curto, existe a possibilidade do transistor já estar ligado. Para tirar a dúvida, descarrege o Gate encostando o Gate no Source.

Como se mede um diodo?

Podemos medir o componente na escala de diodo do multímetro (➨ ✚) . Resumidamente, o diodo é um componente que conduz num sentido (direto) e não conduz no sentido contrário (reverso). No sentindo direto, ligamos o positivo (ponta vermelha) do multímetro no anodo, e o comum (ponta preta) no catodo.

Postagens relacionadas: