Como analisar sangue no microscópio?
Índice
- Como analisar sangue no microscópio?
- Qual a finalidade do esfregaço sanguíneo no hemograma?
- Como corar uma lâmina de sangue?
- O que é a parte liquida do sangue?
- Quais são as células que dão a cor vermelha do sangue?
- Como identificar uma lâmina?
- Qual a importância do esfregaço sanguíneo e do hemograma no diagnóstico da leucemia?
- Como deve ser um esfregaço sanguíneo?
- Como corar lâmina de leishmaniose?
- Quais os corantes utilizados na maioria das práticas clínicas?
Como analisar sangue no microscópio?
Técnica de esfregaço de sangue
- Apoiar a lâmina de microscopia, já com a identificação do paciente, sobre uma superfície limpa. ...
- Colocar uma pequena gota de sangue próxima a uma das extremidades da lâmina.
- Com o auxílio de outra lâmina, colocar a gota de sangue em contato com sua borda.
Qual a finalidade do esfregaço sanguíneo no hemograma?
O esfregaço de sangue permite avaliar leucócitos, hemácias e plaquetas. Essas populações de células são produzidas na medula óssea e liberadas na corrente sanguínea quando necessário. A função principal dos leucócitos é combater infecções.
Como corar uma lâmina de sangue?
Técnica 1: primeiro coloca-se o corante dissolvido em metanol, depois a água destilada. Técnica 2: os corantes estão separados. Primeiro fixa-se a lâmina com metanol (frasco 1) por alguns segundos, logo após mergulha-se algumas vezes no frasco de eosina (frasco 2) e depois no de azul de metileno (frasco 3).
O que é a parte liquida do sangue?
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: plasma (parte liquida) e células sanguineas (elementos figurados do sangue).
Quais são as células que dão a cor vermelha do sangue?
Os glóbulos vermelhos ou eritrócitos são as células responsáveis pelo transporte do oxigénio e pela cor vermelha do sangue. Contêm hemoglobina, que é uma proteína que liga o oxigénio para que possa ser transportado no sangue.
Como identificar uma lâmina?
A lâmina é sempre maior que a lente, então para visibilizar todas as estruturas deve-se mover a lâmina, ex.: uma lâmina de sangue contém muitas células diferentes e nem sempre elas estão uniformemente distribuídas.
Qual a importância do esfregaço sanguíneo e do hemograma no diagnóstico da leucemia?
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O hemograma e a análise do esfregaço sanguíneo alertam e dar indícios de uma possível leucemia apresentando anemia normocítica e normocrômica e plaquetopenia, classificando as leucemia de acordo com a célula envolvida, duração e caráter da doença.
Como deve ser um esfregaço sanguíneo?
O esfregaço ideal deve ser livre de falhas e paradas, não muito espesso, nem fino demais, e sem falhas na cauda. Na observação ao microscópio as duas bordas onde são realizadas as contagens devem apresentar os eritrócitos mais separados e os leucócitos bem distribuídos.
Como corar lâmina de leishmaniose?
Para o aproveitamento das lâminas, foi realizada a técnica de coloração por Giemsa, ou seja, a lâmina foi fixada em álcool metílico por 3 minutos (Figura 1), após a lâmina foi corada por Giemsa por 15 minutos (Figura 2), em seguida foi lavada em água corrente e feita a secagem em temperatura ambiente.
Quais os corantes utilizados na maioria das práticas clínicas?
Tipos de corantes Uma das técnicas mais utilizadas é a que reúne dois corantes chamados hematoxilina e eosina e a coloração é denominada abreviadamente HE ou H&E. Os cortes são habitualmente corados inicialmente com hematoxilina e em seguida com eosina.