O que fazer quando o fio do DIU sai?
O que fazer quando o fio do DIU sai?
Se ele está fora da sua posição ou no colo uterino, ele não irá voltar para a cavidade do útero sozinho. Ele deve ser reposicionado ou trocado por outro DIU.
Estou vendo o fio do DIU?
Se você não sentia o fio do DIU e passou a senti-lo na entrada da vagina, possivelmente ele está mal posicionado e no colo uterino. A avaliação do seu médico é fundamental. O risco de falha do DIU hormonal é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%).
Como saber se o DIU foi expulso?
Você pode não ter nenhum sintoma quando ocorre uma expulsão ou pode ter cólicas anormais, sangramento, dor durante relações sexuais ou alteração perceptível no comprimento dos fios do DIU (1). Existe um risco maior de expulsão para pessoas de menos de 25 anos que usam o DIU de cobre (16).
Quando o fio do DIU sai pra fora?
O controle do posicionamento do DIU pode ser feito pelo fio do DIU. Se o seu médico cortou o fio corretamente, a 1 a 2 cm do colo uterino e agora o fio está para fora da vagina, com certeza o DIU está mal posicionado e no colo uterino. O DIU precisa ser reposicionado ou trocado por um novo DIU.
Pode puxar a cordinha do DIU?
Não deve puxar, procure um ginecologista pois pode ser necessário uma ultrassonografia para avaliar a localização do DIU.
Por que o DIU está lá?
- Na verdade, a maioria das mulheres nem percebe que o DIU está lá. Uma vez que o ele é implantado na cavidade uterina, você não o vê ou sente. Então isso não deve ter um impacto negativo em sua vida sexual. Claro, existem exceções em cada regra. Por isso, veja abaixo algumas informações importantes sobre o tema.
Como remover o Diu por conta própria?
- Nunca tente remover o DIU por conta própria. Isso deve ser feito sempre por um profissional treinado. Se você não conseguir sentir os fios ou o dispositivo durante o autoexame, ligue para o médico imediatamente. Até que o dispositivo seja verificado, use um método contraceptivo não hormonal (ex: preservativos).
Qual a eficácia do DIU?
- Ele é uma forma de controle de natalidade em longo prazo e, sob as devidas precauções, sua eficácia é de até cinco anos. [1] Depois de receber o DIU em seu útero, será necessário que você vá ao médico ocasionalmente para que ele verifique se o dispositivo ainda está na posição correta. É possível fazer um autoexame.