Em que casos o gerundismo pode ser empregado?
Em que casos o gerundismo pode ser empregado?
Alguns chegam a evitá-lo, temendo cair na armadilha do famigerado gerundismo. Você sabe fazer o uso do gerúndio? Uma das formas nominais do verbo, o gerúndio deve ser empregado em situações específicas: nas orações adverbiais, indicando circunstâncias como tempo, causa, modo, entre outras.
Em que caso o gerúndio?
Como você pôde observar, o gerúndio deve ser utilizado para indicar uma ação em andamento, ou seja, uma ação que não está terminada no momento em que dela se fala. Assim como as demais formas nominais, o gerúndio é formado pelo tema (radical + vogal temática) e, em seu caso específico, acrescenta-se a desinência -ndo.
O quê gerundismo e gerúndio?
Quando o gerúndio é empregado para reforçar a ideia de progressividade no futuro, ou seja, quando deixa de cumprir sua função gramatical e passa a ser empregado para indicar ações futuras, acontece aquilo que chamamos de gerundismo.
O que é gerundismo e dê exemplos?
O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.